Boas práticas para atuar em home office com produtividade

Andréa Pessoa – @mandalaconsultoria

O desafio de atuar em home office é enorme. Ainda mais agora com a pandemia e o isolamento social. Além da distância dos colegas e líderes, há todo esse clima de insegurança com relação à saúde da família e muita incerteza do que será o “novo normal” pós-pandemia. Nesta perspectiva, seguem as boas práticas para atuar home office em tempos da covid-19.

1_Planejamento – A sensação de estar em casa pode deixar você sem planejamento ou rotina definida, com começo, meio e fim. Planeje seu trabalho e sua vida pessoal. Criar metas é fundamental! O que você quer alcançar em 1 mês de sua produtividade?

2_Local  – Se você está trabalhando em casa, precisa arrumar um espaçopara o seu escritório. Estabeleça um local na casa para chamar de seu.

3_ Organização – Senso de organização ajuda suas tarefas diárias, já que tudo está em seu devido lugar.  Mantenha o local de trabalho organizado, limpo e agradável.

4_ Horário – Estabelecer uma carga horária de trabalho é importante. Continue com a que você já faz ou defina outra. Não ter horários definido fará você procrastinar. Na hora de acordar, se você não definir horário, a tendência é relaxar e perder a hora.

5_Vestuário  – Você não sabe bem o que vestir, já que não vai mais ao trabalho de forma presencial? Uma dica: não fique de pijama. Qualquer roupa que seja mais confortável está valendo.

6_Sem distrações: Conversar com a família que você não estará disponível para demandas pessoais durante o horário do expediente é super indicado.

7_ Prazos – Aprenda a negociar prazos com sua chefia ou defina prazos com a equipe se você for o líder. Uma boa comunicação é fundamental, em especial quando as pessoas não estão presencialmente.

8_ Faça pausas – Se elas forem programadas é até melhor. Descansar a mente e o corpo sempre são boas opções. Tomar um cafezinho ou lanchar são importantes.

9 _ Uso de celular – Definir horários de checagem de informações de trabalho e de utilização pessoal. Desativar as notificações auxilia na concentração. #ficaadica

10_ Proatividade – Crie modelos de trabalho, projetos e compartilhe tarefas/métodos que facilitaram o seu trabalho. A chefia vai adorar sua proatividade. Se você for líder, crie e multiplique boas práticas com a equipe.

11 _ Exercícios – Cuide de sua saúde física. Se faz algum tipo de atividade física, continue. Caso contrário, permita-se escolher algo que goste de fazer. Outra dica: Exercícios laborais para evitar dores musculares são importantes.

12_ Saúde – Cuidado: trabalhar em qualquer lugar da casa pode trazer problemas de saúde, por exemplo, se ficar com o notebook no sofá da sala digitando.

13_ Comunicação – Não se isole. Trabalhar em casa pode trazer um processo de isolamento natural. Evite. Comunique-se sempre com a equipe de trabalho.

14_ Final do expediente. Quando estamos indo ao local trabalho na empresa, saímos e vamos para casa. Nesta perspectiva, aprenda que o trabalho terminou e que ele continua amanhã no seu home office. Afinal, todo mundo tem uma família para cuidar, não é mesmo? #homeoffice

Andréa Pessoa é jornalista​​, palestrante, facilitadora de ​C​ursos de Comunicação e Marketing Digital​, Gestão da Imagem Corporativa, além de consultora de Gestão de Crise de Imagem​ da Mandala Consultoria de Comunicação ​​​.

www.mandalaconsultoria.com I  www.instagram.com/mandalaconsultoria  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s