Novos cenários da comunicação digital

Multi-ethnic group of young men and women studying indoors.

Por Andréa Pessoa _Recife, PE.

Nesta perspectiva global, o 1º, 2º e 3º setores estão adotando cada vez mais estratégias digitais como elementos-chave para sua sustentabilidade em meio ao cenário de incertezas. Há uma nova expectativa tanto dos cidadãos como dos consumidores.

Um dos pensadores da mídia moderna, Henry Jenkins, autor dos livros Cultura da Convergência (2008), Cultura da Conexão (2014) e Invasores de Texto (2015) profetiza e analisa o futuro da circulação de conteúdo nos meios de comunicação social e digital.

Ele explica que há uma mudança de paradigma na mídia que já existe na prática: a passagem da mentalidade da radiodifusão, presente no século 20, para outra em que o controle sobre a produção e a distribuição cultural já não é mais possível.

Atualmente, o internauta não se limita ao simples papel de consumidor. Ele debate, compartilha, reclama, denuncia, espalha temas de seu interesse e críticas pelas mais diversas mídias. Ele exerce um alcance na comunicação digital nunca antes foi imaginado.

A reputação de uma empresa, quer seja pública ou privada ou mesmo do terceiro setor, pode estar por um triz, caso algum internauta denuncie alguma fragilidade num produto, ou algum problema com seus gestores, proprietários, CEOs ou caso haja desvio de dinheiro ou corrupção. É assim que influenciadores digitais criam seus conteúdos, muitas vezes em canais no youtube, falam o que desejam, respondem aos internautas, dialogam com a sociedade, opinam e, muitas vezes, chegam a aumentar ou diminuir a reputação de empresas. Tudo isso independentemente das mídias formais, como jornais, portais, canais pagos ou televisão aberta, rádios entre outros.

……………….

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s